Cerca de 40 brigadistas ajudam no combate ao fogo que atinge a Serra de Taquaruçu

Criada em: 12/09/2018 15:24

Segundo a Defesa Civil, o fogo se espalha pela região desde o último final de semana.

A Defesa Civil Municipal juntamente com o Corpo de Bombeiros e o apoio de 40 brigadistas estão desde o último final de semana combatendo o fogo que atinge a Serra de Taquaruçu, colocando em risco a sobrevivência e a preservação ambiental, nas imediações do Distrito que fica a 30Km de Capital.

Devido à proporção do foco, a Defesa Civil Municipal e Estadual solicitaram o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama)  que prontamente atendeu o pedido e enviou 40 homens da  equipe do pré-fogo, com equipamentos  para auxiliar no combate direto e na prevenção ao fogo. Os brigadistas intensificaram o combate ao incêndio na Serra de Taquaruçu nas últimas horas.

O fogo atingiu uma área de difícil acesso e a suspeita é que o incêndio possa ter sido provocado de forma criminosa. Ainda de acordo com a Defesa Civil do município, o fogo que atinge a parte direita da serra ainda não foi totalmente controlado. Mas acredita-se que com os trabalhos dos brigadistas, nesta quarta feira, 12, o foco será erradicado.

 

Previsão do Tempo

 

A Defesa Civil Municipal divulgou na última terça-feira, 11, a previsão de tempo para os próximos dias na Capital. E o sinal de alerta vai para as altas temperaturas e a baixa umidade do ar, que é característico do neste período da estiagem, com clima ensolarado e poucas nuvens, sem a possibilidade de pancadas de chuvas.

Segundo os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a temperatura máxima pode chegar aos 39°C durante essa semana. E umidade relativa de do ar continua baixa, variando de 20% a 30%.

O superintende da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel, destaca que é de fundamental importância tomar alguns cuidados como a ingestão de muito líquido pelas as pessoas que sofrem com a baixa umidade do ar, especialmente aquelas que têm problemas respiratórios a recomendação também é para evitar a práticas de exercícios físicos ao ar livre principalmente no período crítico de tempo seco.

 

Atualizada em: 12/09/2018 17:21
Compartilhar
SBT Tocantins 2018